A China reportou recentemente um ganho de 6,5% do PIB no quarto trimestre de 2020, empurrando o seu crescimento para 2,3% durante todo o ano e colocando o país em posição de o ajudar a liderar a economia global a sair de uma recessão induzida pela pandemia Covid-19.

Este discurso, feito hoje no World Economic Forum pelo Presidente chinês Xi Jinping chega num momento crucial uma vez que muitos países lutam para controlar a crise sanitária e que alguns observadores antecipam um potencial restabelecimento das relações entre as potências mundiais após as eleições presidenciais americanas.

"Guiado pela ciência, razão e espírito humanitário, o mundo alcançou progressos iniciais na luta contra a COVID-19", disse o Presidente Xi. "Dito isto, a pandemia está longe de ter terminado".

Acrescentou, "o Inverno não pode impedir a chegada da Primavera, e a escuridão nunca pode cobrir a luz do amanhecer".

O Presidente Xi proferiu um discurso no Fórum Económico Mundial em Davos em 2017 - que agora parece ter sido há muito tempo, muito antes da COVID-19 ter derrubado a trajectória económica do seu país, e a de muitos outros.